quinta-feira, 31 de março de 2011

Entrevista sobre Games

Um aluno entrou em contato comigo para fazer agumas perguntas sobr eo mercado de games, eu tenho conhecimento sobre o mercado e como estou fazendo uma pós na área me ajudou muito. Espero que gostem e compreendam como está a situação do Brasil. Sei que muito gostam e querem trabalhar no ramo...

1- De início, você poderia falar um pouco a respeito de você? Qual a sua formação, sua atual profissão e desde quando vem seu interesse pela computação gráfica em 3D?

Me chamo Renato Alexandre de Medeiros, formado em Design Gráfico e Pós Graduado em master Digital Design pelo Instituto Infnet, agora estou fazendo a minha segunda Pós voltado para games. Leciono aulas de 3ds max para videografismo, maquete eletronica e personagens para TV, Cinema e Games.

2- O aluno do curso de 3D sai capacitado para atuar em quais áreas?

Depende da formação que ele escolher, como disse sou professor de 3D de várias área, por exemplo se o aluno optar formação de personagem, ele poderá atuar no mercado publicitário desenvolvendo a modelagem e animação dos personagens em 3D como o mascote da casas Bahia, Sadia e dentre outros mascotes.

3- Qual a expectativa dos seus alunos quanto ao mercado de trabalho? Qual a porcentagem deles, aproximadamente, tem interesse em atuar na área de games?

A maioria dos alunos que fazem o curso de 3D gostam muito de games, o mercado de games aqui no Brasil é novo e está engatinhando. Tem alguns anos que a Ubisoft abriu uma empresa e infelizmente ela fechou :(, mas não é por isso que o mercado dessa área caiu, pelo contrário está cada vez mais aquecido, podemos ver a quantidade de eventos, cursos e palestras acontecem a cada ano.

4- Temos notado um grande crescimento do mercado de jogos no Brasil. A que a você atribui este crescimento?

Sim, o mercado no Brasil cresce a cada, isso já fi comprovado por alguns orgãos que trabalham formalizando essa porcentagem de crescimento no Brasil. O crescimento acontece que o Brasil tem competencia no trabalho e principalmente criatividade, eu posso citar vários artistas que trabalham com games aqui no Brasil e no exterior, como por exemplo Fausto de Martini diretor de arte de cinematics da Blizzars (não preciso nem dizer quem é a Blizzard). Pedro Toledo que trabalha na Bioware.

5- E quais os maiores desafios e obstáculos que este mercado enfrenta? Você acha que as altas taxas tributárias dos produtos e a pirataria desenfreada por muitos anos prejudicaram e ainda prejudicam a ascensão do mercado de games no Brasil?

Realmente o que dificulta mais o crescimento de empresas aqui no Brasil são as altissimas taxas cobradas e a pirataria tambem contribui. Os games aqui são vendidos com valores altos em relação ao seu produto oficial que pode ser encontrado no exterior, conheço muitas pessoas que compram online ao invés de comprar aqui no Brasil.

6- O desenvolvimento de jogos está começando a aparecer com mais frequencia no Brasil. O que você acha da indústria de desenvolvimento de jogos no Brasil hoje?

O Desenvolvimento de jogos no Brasil surpreende a cada ano, vejo várias empresas com novos jogos, Aquiris é uma ótima empresa que desenvolve games diretamente no Browser utilizando Unity que é uma ótima Engine para o desenvolvimento de jogos.
7- E como incentivar a criação de jogos brasileiros?

O incentivo primeiramente vem dos jovens, eles estão cada vez mais exigentes e sempre querem aprender o mais rápido possível. Eu também já fui estudante e ainda estudo essa área, posso dizer que o unico incentivo que posso oferecer é procurar cursos para se especializar na área de jogos.

8- Temos visto também um aumento do número de cursos de ensino de jogos digitais. Como você avalia o ensino de jogos digitais no Brasil atualmente?

Sim, o numero vem aumentando com a quantidade de cursos para games oferecidos no Brasil está grande. O Brasil tem muito o que aprender sobre essa área e os cursos estão preocupados com a qualidade de ensino para formalizar cada vez mais seus alunos.

9- A maioria das empresas de jogos brasileiras produzem jogos para celulares e portáteis. Temos profissionais de desenvolvimento de jogos altamente qualificados no Brasil? Capazes de participar da criação de jogos mais complexos como os de PC e
consoles de última geração?

O maior mercado de jogos aqui no Brasil são realmente para celulares. Sim, temos artistas de altissimo nivel que poderiam trabalhar em jogos para PC e Console, o que falta são investidores para a criação de jogos. Podemos ver que isso está mudando já que aparecem investidores e as empresas internacionais estão de olho no Brasil sem dúvida.

Nenhum comentário: