quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ubisoft no Brasil




* O estúdio ficará na cidade de São Paulo, próximo à Avenida Paulista, e receberá o nome de “Ubisoft São Paulo”.
* Depois de treinado, virá a ter uma relação estreita de trabalho com o estúdio Ubisoft Montreal, do Canadá, já que compartilhamos o mesmo fuso horário.
* Em um primeiro momento terá cerca de 40 ou 50 funcionários e fará jogos “casuais” para o DS, até mesmo como forma de trainamento de artistas e programadores.
* Isso depende de incentivo fiscal, mas a meta para daqui a três ou quatro anos é ter 200 funcionários, abrir outros estúdios no país e ter estrutura para criar jogos para Wii, Xbox 360 e PS3, depois de trabalhar um tempo com outsourcing (produção de objetos, cenários e modelos de personagens para jogos que estiverem sido produzidos por outro estúdio).
* As cidades mais fortemente cogitadas para a abertura dos próximos estúdios são o Rio de Janeiro (pelos mesmos motivos de São Paulo) e Florianópolis (por ser umas das regiões mais seguras do Brasil).
* O Brasil foi escolhido por uma série de motivos. Primeiro porque a Ubisoft quer ser um dos primeiros estúdios a apostar nessa promissora indústria no país, ajudando inclusive a moldar o mercado de trabalho. Também porque São Paulo e o Brasil têm uma cultura muito própria, mas ao mesmo tempo “ocidental”. Nas palavras de Chaverot, “um filme que faz sucesso em Seattle ou Londres vai fazer sucesso em São Paulo.” Outros motivos seria a critividade dos brasileiros (exemplificada em áreas como a Publicidade, na qual o país faz muito bonito perante o mundo) e a facilidade de adaptação de profissionais de outros estúdios que terão que vir para o Brasil treinar os novos profissionais.
* Chaverot citou que a grande maioria do pessoal que irá trabalhar no estúdio será brasileiro. “Serão no máximo cinco ou seis estrangeiros, e o restante todos brasileiros. Talvez alguns argentinos, mas não muitos [risos]“.
* Novamente sobre a relação com a Ubisoft Montreal, depois que a empresa abriu o seu estúdio canadense, outras produtoras como a Electronic Arts e a Eidos também aportaram no país. Não seria errado ter esse tipo de esperança em relação ao Brasil. ;)
* Em estúdios novos da Ubisoft, cerca de 40% do custo salarial vai para treinamento. “Vamos contratar pessoas apaixonadas por videogames, com mente aberta, que gostem de arte, arquitetura e música, que tenham mentes globalizadas. Quem entrar na Ubisoft terá uma carreira internacional”.

Nenhum comentário: